quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

Bibliotecas Virtuais " E fez-se o Samba"

Condicionantes intelectuais da música popular no Brasil.




Fernandes, Dmitri Cerboncini

Latin American Music Review, 2011, Vol.32 (1), pp.39 -58 [ Periódico Revisado POR pares ]Projeto MUSENeste artigo, vou analisar o processo de legitimação do samba no Rio de Janeiro durante o período entre 1910 e 1930. Durante este tempo de institucionalização de um campo artístico popular, as ações dos agentes específicos competiram para demarcar simbolicamente o que viria a ser considerado um gênero musical. Dentre essas ações , eu chamo a atenção especificamente para o trabalho de dois diferentes grupos de intelectuais , cujos esforços foram de grande importância para o reconhecimento ea introdução de samba nos casos de reprodução musical e apreciação na alta cultura. Eu procuro também entender as tensões que se desenvolveram entre determinados agentes ligados ao gênero musical nascente em relação ao avanço do processo de mercantilização da produção artística. Como tal eu aponto para iluminar uma das possíveis "alavancas" que contribuíram para a formação da ideologia nacional popular brasileira nas artes. ; Procuro analisar o Processo de legitimação fazer samba carioca NAS Décadas de 1910-1930 . Nesse PERÍODO de Inauguração institucional de hum campo Artístico popular, como Ações de determinados Agentes suscitaram uma demarcação simbólica fazer that a Frente Veio um Ser considerado hum Gênero musical. Dentre estás Ações destaco especialmente O Trabalho exercido POR Dois Grupos de intelectuais , Trabalho de suma importancia Pará o reconhecimento ea Introdução fazer samba los instâncias , " Superiores " de Reprodução e de apreciação musical. Busco compreender also como tensões Opaco se instituíam Entre OS Agentes vinculados AO Genero musical nascente Conforme tomava vulto o Processo de mercantilização das Produções Artísticas . Pretendo ASSIM UMA Iluminar das Possíveis " alavancas " Que contribuíram à Armação do ideário Nacional- populares NAS Brasileiras artes . Projeto MUSE.



Bibliotecas Virtuais "Samba"

samba , samba [Crédito: Culver Pictures]dança de salão de origem brasileira, popularizado no oeste da Europa e do Estados Unidos no início dos anos 1940. Caracterizado por etapas e inclinação, balançando movimentos corporais simples para a frente e para trás, ele é dançado a música em 4 / 4 tempo com sincopado ritmo . Casais em posição de dança de salão no local ou ao redor da pista, mas os parceiros podem separar para executar passos variantes. A dança deriva, principalmente, da maxixe , uma dança da moda em cerca de 1.870-1.914.
No Brasil , longe dos salões de baile, um tipo mais velho, muito Africano de samba é também dançou. Às vezes chamada batuque , é uma espécie de dança de grupo com palmas e sapateado.

                                                            http://www.periodicos.capes.gov.br


  O que o aluno poderá aprender com esta aula

  •  Conhecer a origem do samba;
  •  Conhecer os tipos de samba;
  •  Conhecer os artistas representantes do gênero;
  •  Aprender os passos de samba;
  •  Produzir trabalhos artísticos baseados em sambas.


ATIVIDADE - CONHECENDO AS ORIGENS DO SAMBA.

 ATIVIDADE 1: O professor deverá combinar com a turma um estudo sobre o samba. Para dar início, fará alguns questionamentos junto às crianças:

  • Quem aqui gosta de samba?
  • Alguém sabe o que significa a palavra "samba"?
  • Os pais de vocês costumam escutar samba em casa?
  • Vocês poderiam me falar o nome de cantores ou grupos de samba?
  • Alguém aqui sabe cantar um samba?
  • Quem sabe sambar?
  • Vocês conhecem a origem do samba?


ATIVIDADE 2: Fazer uma dinâmica, a qual ele terá que colocar informações dentro de um balão/bexiga (um para cada aluno). Todos de pé se organizarão em círculo. Cada aluno será convidado a ir até o centro e retirar uma bexiga. Ao retornar a roda, estourará a bexiga, encontrando um papel com a informação sobre o que foi estudado. O professor lerá a afirmação e o aluno responderá se ela é verdadeira ou falsa. Então, o professor perguntará para o restante do grupo se ele acertou. E só depois, dirá se a informação realmente é verdadeira ou não.

Nenhum comentário:

Postar um comentário